domingo, 20 de janeiro de 2013

Ano 2010

O Segundo Trabalho de Parto em Portugal: No dia 08/03 passeando lá pelo centro da freguesia que morava, começou a sair uns líquidos, eu disse para o Pai: _Vamos para casa! Tive medo, vai que nasce no meio da rua, mais nada aconteceu. Até o dia 11/03 que comecei a sentir algo de estranho acontecendo, mais liquido saindo e já alí começava a ficar com a barriga dura, por volta da 11:00am fiquei em casa mesmo, pensei dessa vez eu não vou sair correndo para hospital, tinha pensado em ficar em casa até as ultimas, entrei na banheira hidromassagem água quentinha, nem parecia que estava em TP, relaxei (deveria ter relaxado mais, entretanto o pai me deixou nervosa, sempre tem um para atrapalhar!). Tinha uma consulta naquele dia no centro de saúde as 16:00pm, e fui e fiquei lá esperando por volta de 1 hora, nesse tempo as dores foram apertando, e a danada da doutora não chamava as 17:20pm, já chorando disse ao recepcionista olha avisa a doutora que vou embora para o hospital pois já tenho dores fortes!( Maior mentira nem estava doendo, é mesmo stress que faz a gente ter medo).
Ele foi lá dentro avisar, e a doutora me chamou e examinou, e constatou contracção de 5 em 5 minutos. Mas só que eu ali cheia de gente cuidando de mim, comecei a me acalmar e as contracções começaram a diminuir.
Nesse tempo chamaram a ambulância, eles vieram rapidinho querendo que o bebé nascesse dentro da ambulância enquanto estavamos a caminho do hospital, disseram-me que já estavam acostumados que faziam isso muitas vezes, mais eu pensava tá doido nascer no meio do caminho, mas com isso eles me deixaram tão calma, que já nem sentia as dores, chegamos lá 17:50pm, foi feita a internação as 18:00pm, e começou lá a história do tiras a roupa, metes no saco, e vestes o avental, fui andando até a sala de pré-parto, que é a de parto também, só para mim, sem nenhuma outra pessoa, ainda passei por uma senhora que já estava ali 12 horas e sem sinal dos finalmente.

Depois de um tempo o pai chegou, achei bem estranho porque ele podia ficar comigo o tempo todo, dei entrada com 4 cm de dilatação, e me disseram porque não veio logo (eu e meus botões com medo do que eles fariam) então colocaram o tal do soro monstro, as dores realmente nesta segunda vez já eram bem mais suportáveis, mas fui a "partolândia" na mesma, digo isso pois não me lembro nada das horas, então entrou a enfermeira e estorou a bolsa (intervenção desnecessária) e senti aquela agua quentinha saindo, tinha essa enfermeira que aparecia do nada intervencionista dizia-me: _Não se vire assim não se houve o coração do bebé! a barriga apertava-me eu me encolhia na dor, e a mulher cheia de língua na boca, dava-me vontade de dizer vai a Quinta e deixa-me em Paz! Quando me fizeram novo toque, já estava com 7cm por volta das 19:30pm, e comecei a chorar com medo que cortassem e me costurassem, de sentir tudo de novo. Desespero para nada, chamaram o anestesista, e eu disse-lhe: _Muito, muito obrigado! Alivio imediato, aquilo sim foi um anjo que passou a mão e me tirou as dores e o medo.

Obs: Eu não sabia que eles dão uma anestesia local para costurar, por isso pedi a epidural.

1ª Dica: se você não que ser cortada por uma tesoura, faça um lembrete forte ao médico, que isto não lhe interessa nem um pouco.

Rapidamente dos 7cm cheguei nos 10cm, já as 20:30, todos desesperados chama a médica, todos se posicionaram a Dotora e a Pediatra na frente, 3 jovens moças um pouca mais atrás, o Pai do meu lado esquerdo e a Enfermeira do meu lado Direito, me pedindo para fazer força! Ahh que maravilha ser apoiado ver todos preocupados com bebé, realmente era um nascimento muito importante, mesmo sendo um filho de estrangeiro elas me trataram muito, muito bem, só pude agradecer no final e a equipe e ao Hospital de Faro no Algarve.

Nasceu então a minha menininha, as 20:49pm com 47,7cm e 3,490kg. 37 semanas e 3 dias de gestação!

Teve laceração também, mas a dor nenhuma, senti mesmo as 2 custuras finas, que por sinal, ficou melhor do que a primeira vez, também não disseram-me quantos pontos levei. Mas me arrependo da epidural, pois fiquei com sequela, tenho uma dor horrível na coluna até hoje. Mais valia ter aguentado a costura, do que ter essa dor que vai ser eterna por sinal.


OBS: A anestesia a base de opiáceo deixa o bebé drogado durante 8h.
A laceração de perineo tem cicatrização mais rápida do que a episiotomia.
Já li em relato de uma moça que sofreu esta intervenção, e depois quis outro bebé de Parto natural, e por conta disto observou-se que não houve laceração de perineo mais a costura da epsiotomia se abriu! O que deixou ela muito chateada, pois ela tinha esperança de não sofrer uma laceração.
Em situações em que a mulher se encontra extremamente relaxada e pronta para a expulsão, não acontece a laceração, é o caso do parto de cócoras por exemplo!







Sem comentários:

Enviar um comentário